Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de junho de 2012

Merengue

   O auge da sua popularidade deu-se em 1930 quando Rafael Trujilo – grande fã do Merengue – utilizou essas músicas na sua campanha presidencial. Luiz Alberti escreveu uma letra “decente” para a ocasião e assim nasceu o tema “*Compadre Pedro Juan*”: e, com isto, foi aceite por toda a sociedade unanimemente. Tornou-se, a partir de então, na música simbólica da cultura nacional, mas devido à ditadura de Rafael Trujilo.
  O Merengue adoptou durante, as três décadas seguintes, uma postura e um som mais sóbrio. Renasceu em 1961, com o assassinato de Rafael Trujilo, o merengue começa a ser exportado, com isso ganha um novo fôlego, com as influências do rock e R&B americano, bem como alguns elementos da Salsa cubana.
A paixão pelo Merengue é ainda partilhada pelos povos de Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia.
Actualmente, o merengue, assim como a sua prima salsa, sofreu influências norte americanas, como a de grandes bandas. Os instrumentos mudaram, mas o ritmo continua inconfundível. A dança é muito alegre e contagiante, com passos fáceis que permitem a cada dançarino se expressar através de seu gingado. Ao nível coreográfico, esta dança apresenta passos fáceis e rápidos, dança dos por casais entrelaçados.



 
   Na sua origem temos a dança crioula, no entanto esta dança é o resultado da fusão entre o Minuet africano e francês; sendo a sua primeira referência escrita datada do século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetes e teclados.
Entre 1838 e 1849, a dança chamada “Upa Habanera“ dançava-se em todo o Caribe. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança. Permaneceu desconhecida para muitos, até que o coronel Alfonseca escreveu letras para a nova música.
Em 1844, o merengue ainda não era popular, mas em 1850 estava em voga, tirando o lugar antes ocupado pela Tumba

Um comentário:

  1. Slots Empire Review - Blackjack and Poker Bonus
    Slots Empire is a multi-platform game that uses the latest 리드 벳 3rd-generation chip 코인갤러리 technologies for slot machines. The game is built 인천 휴게텔 using the 인스타 셀럽 latest 바퀴벌레 포커 3rd-generation

    ResponderExcluir